SOLTANDO A IMAGINAÇÃO
(OS OBJETOS COMO INTERMEDIÁRIOS)
JULHO/2014
MATERNAL I E II
DESCOBERTA, MOVIMENTO E EXPRESSÃO
Março, abril, maio e junho/2014
Berçários
Maternais
______________________________________________
Novembro e dezembro - Histórias em quadrinhos
As crianças começam muito cedo a comunicar seu fascínio pelo mundo por
meio de desenhos, ilustrando seus pais, seus irmãos e seus amigos com rabiscos
que nem sempre caracterizam bem as pessoas ou objetos retratados, mas mesmo
assim, tentam através de garatujas comunicar a ideia do mundo onde vivem. As crianças conseguem deduzir o significado
da história, que não são capazes ainda de ler diretamente, observando a imagem. Isso dá a elas a sensação
de serem leitoras. Vamos mostrar muitos gibis para folhear e conhecer
personagens das histórias em quadrinhos.
Setembro e outubro - Poesia
É
na atividade criativa com a língua que a criança constrói formas originais de
ver o mundo. A poesia infantil atual é atraente, lúdica, tem graça, ritmo ágil,
reiteração de fonemas em eco, pontuação emotiva, onomatopeias e rimas são um
convite para a criança inteirar-se a uma grande brincadeira.
Agosto - Textos da tradição oral
No mês de agosto aproveitaremos a riqueza do nosso
folclore para que as crianças tenham experiências onde brincar com as palavras
seja a função prioritária. O vasto repertório de parlendas, cantigas,
quadrinhas e demais textos do repertório de tradição oral brasileira são fonte
inesgotável de prazer para as crianças. As brincadeiras musicais
transmitidas por tradição oral e envolvem o gesto, o movimento, o canto, a
dança e o faz-de-conta; são legítimas
expressões da infância.
BERÇÁRIO II
MUITAS ATIVIDADES COM MUITA BRINCADEIRA!!!
ESQUEMA CORPORAL - BERÇÁRIO II
IDENTIFICANDO AS CORES - MATERNAL I
SENTIDOS - PALADAR - BERÇÁRIO I
SENTIDOS - VISÃO - MATERNAL II
RECONHECENDO O NOME - MATERNAL I
ESCREVENDO O NOME - MATERNAL II
Construímos um espaço especialmente para o uso do computador pelas crianças.
O computador faz o maior sucesso entre as crianças do Maternal II.
Elas tiveram a oportunidade de ver "O Patinho Feio" e "Pinóquio" e ainda interagir com joguinhos de encaixe, cores e desenho utilizando o computador.
Encenando A Bela Adormecida - Maternal I
Foi muito lindo!
Elenco
Parabéns!!!!!
Berçário II
Hora da história "O Patinho Feio"
TV DE PAPELÃO
LIVRO
IDENTIFICANDO AS CORES
Cinderela - Berçário II
Hora da história - Berçário I
Os Três Porquinhos
Dumbo Branca de Neve
Cachinhos Dourados
É hora de escolher, pegar e se divertir com os livros....
É hora de escolher, pegar e se divertir com os livros....
Reconto - Maternal II
Os Três Porquinhos
Hora do Conto - Berçário II
Chapeuzinho Vermelho João e Maria
João e Maria
Contadores de história - Maternal II
Chapeuzinho Vermelho
Dramatizando - Maternal II
Chapeuzinho Vermelho
"LEITORES PARA SEMPRE" - 2013
Março a Julho - Contos Clássicos Infantis
"LEITORES PARA SEMPRE" - 2013
Março a Julho - Contos Clássicos Infantis
Os contos clássicos infantis além de muito encantamento e fantasia que despertam a imaginação e criatividade, nos remete também aos valores sociais como o bem e o mal e às emoções . Por isso são tão ricos e adequados a esta etapa da infância. Através do encantamento que ele promove, a fantasia ganha espaço, provocando, na criança, a imaginação que a faz transcender a realidade, sonhar e depois regressar, transportando para sua vida exterior as experiências que adquiriu e que facilitarão seu convívio social.
Nosso propósito em abordar os contos clássicos infantis é contribuir para a formação do mundo interior da criança e principalmente iniciar a formação leitores.
Projeto CUIDANDO DO PLANETA, PARA A VIDA RENOVAR - 2012
Quarto sub tema: "ANIMAIS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO" .
Exploramos a diversidade da fauna brasileira, suas espécies, cores, formas, suas utilidades, costumes e hábitos. Os problemas relacionados a extinção e o uso indevido desses animais; assim como os cuidados que devemos ter para que eles permaneçam entre nós.
Durante o projeto, as turmas do Maternal II realizaram um passeio para o Jardim Zoológico - fazendinha - onde nossas crianças puderam vivenciar ainda mais nosso projeto e interagir com os animais.
Como sentimos o ambiente a nossa volta
A alimentação dos animais - Cavalo
Os diferentes tipos de aves
Sentindo a pele do jacaré
No decorrer do projeto cada turma confeccionou um livro, trabalhando os animais ameaçado em extinção, foi uma riqueza de trabalhos! Vejam as produções de nossas crianças:
EI 51 - Onça Pintada
EI 51 - Onça Pintada
EI 40 - Urso Panda Gigante
EI 40 - Conhecendo um amigo novo - Urso Panda Gigante
EI 40 - Urso Panda Gigante
Nossas produções - Livros das turmas de Berçário e Maternal
Terceiro sub tema: “FLORESTA, VERDE VIDA"
Iremos explorar a diversidade da flora brasileira, seus tipos, cores, formas, suas utilidades. Os problemas do desmatamento e nosso planeta, assim como os cuidados que devemos ter para que elas permaneçam entre nós.
Projeto CUIDANDO DO PLANETA, PARA A VIDA RENOVAR
Segundo sub tema: "ÁGUA PARA TODOS"
Partiremos para uma campanha de sensibilização do seu uso e da sua disponibilidade em nosso planeta, através da observação do Rio localizado em frente a nossa Creche, entrevistando alguns pais/moradores da comunidade, a fim de envolvê-los numa campanha para uma melhor utilização da água. O tema água será desenvolvido como um dos elementos essenciais para nossa vida no planeta, assim como seus usos quanto à higiene, doenças transmitidas e sua degradação ao meio ambiente.
O QUE NÓS VAMOS FAZER ...
AGOSTO A DEZEMBRO
AGOSTO A DEZEMBRO
CUIDANDO DO PLANETA, PARA A VIDA RENOVAR
Acreditamos que ao trazer para dentro do nosso espaço as questões do mundo real, a creche realiza seu importante papel na construção social. A informação e a educação são essenciais para o exercício da cidadania, por isso desde cedo as crianças precisam entrar em contato que questões que afetam o futuro da humanidade. O mau uso de bens valiosos do nosso planeta põe em risco a vida de todos os seres vivos e afeta diretamente as diversas atividades humanas. O projeto será divido em quatro sub temas: Nosso planeta, Água para todos, Floresta, verde-vida e Bichos da terra, do céu e do mar - bichos de todo lugar.
Primeiro sub tema: NOSSO PLANETA.
Entrevistando os responsáveis sobre atitudes positivas para a preservação do nosso planeta
Juntos construiremos um mundo melhor.
O QUE NÓS VAMOS FAZER ...
ABRIL A JULHO
Como nascem as plantas
O eixo temático “Como nascem as plantas?”, escolhido coletivamente, como tema do projeto a ser desenvolvido de abril a julho, tomamos como referenciais “o que é significativo para as crianças”, “o que as incentivam a gostar de aprender”, “o que é significativo para que elas comecem a investigar as plantas”, “o que é concreto” e “ o que faz parte do cotidiano”.
Queremos que as crianças da nossa creche vivenciem o prazer natural do conhecimento dos vegetais, do plantio, do cultivo e do consumo de diversas plantas (hortaliças, legumes, frutas e temperos), construindo a horta da creche.
Queremos incentivar a investigação, a observação de um fenômeno diferente, que as crianças nunca pararam para pensar a respeito; introduzindo o conhecimento do processo de germinação dos vegetais, compreensão de que a planta precisa de condições específicas para se desenvolver, conhecer variados vegetais usados na alimentação (produzir hortaliças, legumes, raízes e temperos frescos) que complementem as refeições oferecidas na creche.
Explorando as árvores da nossa Creche - Mamoeiro
Explorando as árvores da nossa Creche - Mangueira
Usando os sentidos - olfato
Usando os sentidos - tato
Experimentando e conhecendo as partes das frutas.
Montando as partes da planta
O QUE NÓS VAMOS FAZER ...
FEVEREIRO A MARÇO
Projeto Pequenos Cientistas 2012
Descobrindo o mundo que nos cerca
Neste início de ano letivo temos como interesse desenvolver uma temática especial: OS SENTIDOS E O CONHECIMENTO DO PRÓPRIO NOME visto que são temas que ajudam a descoberta do próprio corpo, suas possibilidades e a integração ao ambiente.
Os sentidos fundamentais do corpo humano - visão, audição, tato, paladar e olfato – são essenciais para nossa sobrevivência e integração com o ambiente em que vivemos.
Consideramos que para essa faixa etária é mais importante a vivência com as atividades investigativas que a conclusão a que chegaram, propriamente dita. As crianças têm muito mais condições de elaborar pensamentos novos sobre um problema, um fenômeno ou uma situação quando vivenciam o processo.
Em geral, as crianças gostam muito das atividades investigativas e em todas as atividades elas devem se divertir, interagir e criar. Dessa forma, contemplamos atividades de observação, pesquisa, experimentação e comparação, dando continuidade ao nosso projeto: “PEQUENOS CIENTISTAS”. Em nossa creche consideramos as atividades relacionadas ao campo das ciências como explorações do mundo que nos rodeia.
Tomamos cuidado especial com o registro, que encaramos como sistematização do que foi vivenciado, seja para lembrar depois, seja para comunicar a outras pessoas. Outro ponto importante é a escuta da criança. É necessário que elas falem o que pensam, criem e executem seus procedimentos de investigação, façam suas análises, externalizem suas compreensões, tudo sempre em parceria com as demais crianças e os adultos.
Esperamos que, ao final do projeto, as crianças dos Maternais sejam capazes de identificar os órgãos dos sentidos nomeando-os e/ou localizando-os no corpo e que os Maternais e Berçários tenham vivenciado e descoberto inúmeras e variadas sensações que nos permitem perceber o mundo a nossa volta.
Projeto 2011
Água de brincar, água de beber, água de viver
Nosso Projeto Pedagógico Anual é PEQUENOS CIENTISTAS.
A equipe da creche acredita que a aprendizagem deve ser significativa,
portanto valorizamos a interação e o interesse da criança nos projetos realizados.
A equipe da creche acredita que a aprendizagem deve ser significativa,
portanto valorizamos a interação e o interesse da criança nos projetos realizados.
A água é um importante componente do planeta Terra e o ambiente natural de desenvolvimento de todos os organismos vivos. Sabemos que a água atrai as crianças de todas as idades, que amam bater na água, colocar brinquedinhos, jogá-la para o alto, BRINCAR com ela!
Graças às suas propriedades (a água corre...), às transformações pelas quais passa (mudança de estado) e às que causa a outras substâncias (misturas, soluções), ela é empregada em grande número de atividades capazes de ajudar a criança a realizar as primeiras abstrações ...
G
Associando a água à torneira, à chuva, à neve e ao gelo, a criança começa a elaborar um nível inicial de abstrações. Entende que essas diversas realidades convergem para uma mesma substância: a água.
O tema da água volta ao longo de toda a escolaridade. Após uma primeira aproximação predominantemente sensorial na creche, o aprendizado continua nos anos seguintes, em que são enunciadas as primeiras propriedades.
Além disso, hoje em dia, a escassez e o uso abusivo da água doce é uma realidade. Faz-se necessária e urgente a mobilização de todos, pois este problema se agrava cada vez mais.
Pensando nisto, desenvolvemos o projeto Água de brincar, água de beber, água de viver a fim de despertar um espírito observador através de experiências sensoriais e ressaltar a importância da água para os seres vivos e o nosso planeta.
NOSSOS PEQUENOS CIENTISTAS DESCOBRINDO
O PRAZER DE BRINCAR E APRENDER
Nosso projeto está cada vez mais bonito!
É maravilhoso perceber o despertar da criança, para este mundo repleto de vida, cores, sabores e possibilidades!
No decorrer do Projeto "Água de Brincar, Água de Beber, Água de Viver" fizemos diversos registros, com fotos, portfólios, desenhos e vídeos.
Para falar a verdade, foi difícil escolher as imagens para compor o vídeo, mas selecionamos alguns momentos, que caracterizam o envolvimento das crianças, nas três etapas do projeto.
Nossas crianças ADORARAM!
Um amigo especial: Sapo Cururu!!! - 2011.
Uma visita inesperada veio visitar a Creche Tia Mana, um SAPO apareceu e nos fez descobrir e conhecer muitas coisas sobre este bichinho, como: seu habitat, alimentação, características etc...
Veja alguns dos trabalhos que realizamos: